tempo

Verão será marcado por escassez de chuva na região

Foto: Charles Guerra (Diário)

Apesar das temperaturas chegarem próximas aos 40ºC nos últimos dias, o verão começa oficialmente hoje, às 14h28 pelo horário de Brasília. A quinta-eira é também o dia mais longo de 2017.

Atingidos pelo temporal de outubro podem sacar o FGTS a partir desta sexta-feira

Na Região Central, a estação deve ser marcada por chuvas abaixo da média prevista, conforme o meteorologista Gustavo Verardo, formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Isso ocorre por conta do fenômeno La Niña, que é o resfriamento das águas do Oceano Pacífico na região do Equador. Entre janeiro e fevereiro pode haver períodos de estiagem em todo o Estado. A agricultura e a pecuária devem ser as principais afetadas neste período de escassez de chuva. 

- Isso não significa total falta de chuva, mas em menores acumulados - explica Verardo. 

Neste período, a influência do La Niña deve ocasionar uma atmosfera com menos umidade, o que resulta em uma grande amplitude térmica durante os dias (quando há grande diferença entre temperaturas mínimas e máximas). As ondas de calor mais intensas também devem fazer parte da estação, de acordo com Verardo. Os termômetros podem chegar aos 40ºC ao longo da estação. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prefeitura é condenada a indenizar menino que recebeu medicação vencida

Seis bairros estão sem água nesta quinta em Santa Maria Próximo

Seis bairros estão sem água nesta quinta em Santa Maria

Geral