Foto: Charles Guerra (Diário)/
Apesar das temperaturas chegarem próximas aos 40ºC nos últimos dias, o verão começa oficialmente hoje, às 14h28 pelo horário de Brasília. A quinta-eira é também o dia mais longo de 2017.
Atingidos pelo temporal de outubro podem sacar o FGTS a partir desta sexta-feira
Na Região Central, a estação deve ser marcada por chuvas abaixo da média prevista, conforme o meteorologista Gustavo Verardo, formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Isso ocorre por conta do fenômeno La Niña, que é o resfriamento das águas do Oceano Pacífico na região do Equador. Entre janeiro e fevereiro pode haver períodos de estiagem em todo o Estado. A agricultura e a pecuária devem ser as principais afetadas neste período de escassez de chuva.
- Isso não significa total falta de chuva, mas em menores acumulados - explica Verardo.
Neste período, a influência do La Niña deve ocasionar uma atmosfera com menos umidade, o que resulta em uma grande amplitude térmica durante os dias (quando há grande diferença entre temperaturas mínimas e máximas). As ondas de calor mais intensas também devem fazer parte da estação, de acordo com Verardo. Os termômetros podem chegar aos 40ºC ao longo da estação.